Sustentabilidade
O conceito de meio ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os eco-sistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas“.
Para que a vida prossiga no planeta, é preciso pensar em sustentabilidade, cuja palavra é definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como ação sustentável que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.
Com o passar dos tempos, o homem aprendeu a explorar as riquezas minerais e vegetais, tirando seu sustento de matérias primas as quais vêem passando por processos industriais de transformação.
Estes processos, por sua vez, vêem se modernizando, e uma das preocupações na atualidade, é extrair a matéria prima sem poluir ou degradar o ambiente.
No rol de serviços prestados pela ATMO, zelar pela qualidade do meio ambiente é condição sine qua non para a sua permanência no mercado, e a ATMO busca esta máxima, em todas as etapas dos processos de prestação de serviços, seja educando e orientando o corpo técnico, seja aplicando no dia a dia as normas e leis ambientais.